segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ícones e suas It Bags...

Kelly
A bolsa foi criada em 1935 por Robert Dumas, para Hermès. Kelly é em couro de formato trapézio e apenas uma alça. Virou It Bag em 1956, quando Grace Kelly a usou em uma foto publicada na revista Life. Por muitas vezes ainda, a princesa foi fotografada com sua Hermès.





A distância entre querer uma Kelly e ter uma Kelly é grande: é preciso uma pequena fortuna e até alguns meses de espera. Por ser quase uma relíquia, a própria grife facilitou o caminho até a Kelly. No site www.hermes.com, dá para fazer o download da bolsa e customizá-la. É tudo brincadeirinha, basta usar a imaginação e toda a vontade de ter uma Kelly, nas suas mãos.

Birkin
Jane Birkin é uma musa-it bag diferente das outras. Não era princesa nem mulher de presidente. E conseguiu o que nenhuma outra conseguiu: foi a única que teve uma bolsa criada somente para homenageá-la.

Jean-Louis Dumas, diretor executivo da Hermès, então criou a Birkin. Mais larga, que a Kelly e com alças duplas e o mesmo sistema de fecho da irmã mais velha, o modelo se tornou um dos maiores tesouros da Maison.




A Birkin é feita em couro natural ou pele de avestruz e forrada com couro da mesma cor da parte exterior. Em 2004, Jean Paul Gaultier lançou a Birkin Shoulder, com alça mais alongada e fina. Em 2009, o estilista , diretor artístico da grife, deu a bolsa uma versão divertida, com alças desenhadas na parte da frente.

Chanel 2.55
Mademoiselle além de imprimir na moda, o tailleur, as pérolas, criou a bolsa que eu ouso a dizer que seja a It Bag, das It Bags a 2.55. O nome da bolsa é devido a data de criação da mesma, fevereiro de 1955. Nome prático assim como a praticidade que a estilista propunha.




Inicialmente, era preta com corrente dourada e podia ser produzida em couro de cordeiro, para o dia, e seda ou jérsei, para a noite. O detalhe são as costuras, com efeito matelassê. A aba, possui no seu interio um bolso "secreto", e todo o processo de confecção é artesanal.
Hoje, ela continua sendo produzida em um processo artesanal. A cada ano são lançadas mais de 30 variações do modelo. Mudam-se as cores, os metais, o fecho, tudo para torná-la mais desejada. Afinal, diria sua criadora, 'o luxo é uma necessidade que começa quando a necessidade termina'.

Lady Dior
Com 14 anos de existência, Lady Dior é a mais nova das It Bags. Ficou famosa logo que nasceu, em 1995 ao ser flagrada com Lady Di em uma exposição de Cézanne no Grand Palais em Paris. Em 1996, o Met, em Nova York, inaugurou uma exposição em homenagem a Dior, e John Galliano, onde a princesa combinou a roupa com uma versão azul da Lady Dior. O que já era objeto de desejo, virou ícone.





A atual garota-propaganda da bolsa é a atriz francesa Marion Cotillard. Uma das fotos da nova campanha dá a entender que a atriz está pendurada na Torre Eiffel e, claro, nem assim larga sua Lady Dior.

Jackie Bag
Lançada em 1961, ela tinha algumas admiradoras, mas a fã mais poderosa era a ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy Onassis que tinha várias versões do modelo e frequentemente era fotografada com ela. A Gucci, então, nomeu a bolsa de Jackie.



A grife mantém o modelo original da bolsa desde a década de 60. O que muda atualmente é a cor das bolsas, os detalhes e os tipos de couro. Este ano, a Jackie ganhou novas cores e compartimento para celular e foi nomeada como New Jackie Bag.



A New Jackie é o modelo mais vendido pela Gucci, atualmente.

Quero saber, qual é a It Bag, queridinha na opinião de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário